Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Artigo de professora da Uergs é selecionado para evento internacional sobre governança eletrônica

Publicação:

Artigo faz parte de pesquisa que pretende contribuir na disponibilização de serviços via aplicativos móveis
Artigo faz parte de pesquisa que pretende contribuir na disponibilização de serviços via aplicativos móveis

O artigo “Mobile Applications in Central Government of Brazil and Portugal”, produzido pela professora Débora Dutra, dos cursos de Administração da Unidade de Porto Alegre, foi selecionado para a Conferência Internacional de Teoria e Prática da Governança Eletrônica (Icegov), que vai ser realizada em Melbourne, na Austrália, em abril de 2019. O evento é um dos mais importantes da área de governança eletrônica.

O artigo apresenta resultados preliminares da pesquisa que a professora Débora realiza como doutoranda em Tecnologia e Sistemas de Informação na Universidade do Minho, em Portugal. A tese tem o objetivo de contribuir para a tomada de decisão sobre como implementar soluções eletrônicas e móveis para a disponibilização de serviços aos cidadãos. O foco é nos aplicativos utilizados em aparelhos móveis. “O intuito é propor um instrumento que auxilie na tomada de decisão para a implementação de serviços públicos por meio de aplicações móveis”, explica a professora Débora.

A pesquisa já rendeu outros artigos também selecionados para eventos internacionais. Em 2018, o artigo “Decision-making factors for the provision of mobile government solutions” foi selecionado para a edição anual do Icegov. No mesmo ano, a publicação “An Overview of the Current State of M-Government Research” foi selecionada para a 18ª European Conference on Digital Government (ECDG 2018), realizada em Santiago de Compostela, na Espanha.

Para a professora Débora, a pesquisa pode ter um impacto na Uergs através de diretrizes que avaliarão as condições da Universidade de disponibilizar serviços eletrônicos em plataformas móveis. Além disso, ela destaca como o aperfeiçoamento do quadro é importante. “A qualificação docente por si só faz parte dos interesses institucionais, pois contribui para o aprimoramento dos recursos humanos”, relembra Débora.

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul