Uergs participa de “Dia D” de formação de professores em escolas de todo o estado

Formação iniciará com um diagnóstico e um desafio proposto pela Uergs.
Formação iniciará com um diagnóstico e um desafio proposto pela Uergs. - Foto: Lucas Nogare/Seduc

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) está promovendo uma série de encontros de formação em escolas das redes pública e privada do Rio Grande do Sul com a intenção de construir uma nova proposta de currículo a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular Gaúcho (RCG). A iniciativa conta com o apoio da Uergs e é realizada em regime de colaboração entre a Seduc, a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS) e o Sindicato do Ensino Privado (Sinpe/RS). Nesta sexta-feira, 12 de abril, ocorre o primeiro “Dia D” do ano de 2019, em que serão realizados um diagnóstico e um desafio proposto pela Uergs.

No desafio os professores utilizarão os conceitos de Desigh Thinking - uma ferramenta utilizada para a elaboração de projetos e ideias a partir de problemas reais -, para fazer uma uma reflexão sobre as dez competências gerais da BNCC e sobre o RCG.

Antes de começar o desafio, os professores realizarão um diagnóstico da formação continuada dos professores: sua formação inicial, se atuam em sua disciplina de formação, se possuem tempo para estudar dentro do seu regime de trabalho, e se as escolas, as Coordenadorias Regionais de Educação, as Secretarias Municipais de Educação e Mantenedoras Privadas programam atividades de formação continuada.

“Nossa intenção é tornar o dia 12 de abril um dia de reflexão, estudo e planejamento. É a hora de olhar para dentro da escola, para a formação do professor, e pensar como podemos qualificar a ação docente com vista à melhoria da aprendizagem do aluno”, afirma o diretor do Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação, professor José Adilson Antunes.

Por: Daiane de Carvalho Madruga

Com informações da Secretaria Estadual de Educação